Maiores empresas do mundo: conheça as 10 blue chips internacionais

As maiores empresas do mundo: um grupo seleto que muda constantemente. Conheça as de 2022 e o que fazem maiores empresas do mundo no mercado internacional

Sedes das maiores empresas do mundo em preto e branco sobre fundo roxo

Na hora de fazer um investimento, queremos o maior retorno com o menor risco. O investidor que busca por isso sabe que precisará olhar para além das fronteiras nacionais para encontrar as melhores oportunidades. Por isso, separamos para você a lista das dez maiores empresas do mundo: um investimento em tecnologia de ponta, rentabilidade e segurança.

Essas empresas eram, até julho de 2022, as maiores em capitalização de mercado (market cap) de acordo com dados da Economática. Consolidadas em seus setores e amplamente divulgadas na mídia, existem aqui algumas favoritas dos investidores e outras um pouco desconhecidas. Conheça as top dez empresas mundiais e o que faz cada uma.

1. Apple Inc. (APPL)

Ocupando o primeiro lugar, a Apple (APPL) segue sendo a empresa mais valiosa do mundo, avaliada em cerca de U$ 2,1 trilhão. Destaque no setor de tecnologia e a primeira entre as maiores empresas do mundo, a Apple se faz praticamente onipresente no mercado de tecnologia, marcando presença nas mãos de 201 milhões de pessoas com seus Iphones em 2021.

A empresa sofreu forte queda entre 2020 e 2022, indo de cerca de U$ 3 trilhões até U$ 2,1, em seu topo histórico. O movimento, mais devido aos prejuízos acumulados da pandemia, ainda a mantém no páreo.

O que faz

Diferente do que se imagina, a Apple não realiza seus lucros apenas com as vendas de seus aparelhos eletrônicos. Iphones, MacBooks, periféricos, todos esses componentes são apenas parte da origem da receita da empresa.

A Apple Store, loja de aplicativos exclusivos dos aparelhos eletrônicos da empresa, é uma forte fonte de renda da empresa. Junto com a Apple TV, os serviços de manutenção de aparelhos e outras frentes da companhia, a Apple possui 16,7% do seu faturamento oriundo de serviços relativos aos seus aparelhos.

Além disso, a divisão de pesquisa e desenvolvimento da empresa recebe U$ 6 bi trimestralmente para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Onde investir

As ações da Apple fazem parte da maior parte dos índices internacionais, como S&P 500, DJIA e NYSE. Através de ETFs ou fundos multimercado que tenham esses índices como benchmark, é sempre comum conseguir exposição à companhia.

Para quem busca comprá-la diretamente, as ações da Apple são negociadas na Nasdaq com o ticker APPL, e na B3 com o ticker AAPL34.

2. Microsoft Corp. (MSFT)

Fundada por Bill Gates e Paul Allen, a Microsoft é outra das gigantes de tecnologia, sendo muitas vezes considerada líder no mercado de softwares globais. O segredo da empresa é a capacidade de comercialização: vindo de uma linha distinta do Google, a Microsoft nunca se furtou a vender sua expertise na forma de produtos extremamente visados para o mercado B2B.

De redes sociais à fabricantes de hardware, de estúdios de jogos a desenvolvedores de aplicativos, a Microsoft é mais conhecida pelo desenvolvimento do Windows, sistema operacional rival ao MacIntosh da Apple.

O que faz

A Microsoft delimita sua atuação em três áreas: Computação Pessoal, Inteligência em Nuvem e Processos e Produtividade Empresarial. Em cada uma dessas áreas, a empresa detém redes sociais, companhias de hardware e software, além de companhias transversais, como buscadores e fabricantes de chips.

Dentre a área de Computação Pessoal, além dos softwares de uso pessoal e as vendas do Office para pessoa física, se destacam:

  • Lucro dos serviços e produtos da XBOX;
  • Advertising no buscador Bing;
  • Instalação de Windows em novos computadores.

Na área de Inteligência em Nuvem, eles contam com os serviços da Azure. A plataforma permite a operação de bases de dados e aplicativos a partir do conceito de computação em nuvem. São áreas de armazenamento e processamento com interface desenvolvida pela Microsoft para facilitar a gestão de dados de grandes empresas. A área apresentou aumento de 22% no 2T22.

Já a área de Processos e Produtividade Empresarial é uma das divisões mais antigas da empresa. Nela os negócios voltados para o modelo B2B buscam dar serviços de gestão empresarial automatizados na forma de softwares e tecnologias para diversas companhias. Eles compreendem, sobretudo, as seguintes atividades:

  • Lucro dos serviços do LinkedIn;
  • Office Comercial e seus serviços;
  • Microsoft 356;
  • Microsoft Dynamics.

Onde investir

Além de índices similares aos da Apple, a Microsoft também é negociada simultaneamente na Nasdaq – sob o ticker MSFT – e na B3 – com o código MSFT34.

3. Alphabet (GOOGL)

O Google é o buscador com maior volume de pesquisas no mundo – detém cerca de 93% do market share do mercado em 2022. Apesar de alguns apontarem o TikTok como um concorrente entre as gerações mais novas, a companhia detém um grande poder em termos de informações e ads direcionados. E está no mercado há algum tempo.

Com forte investimento em IA capazes de facilitar o encontro de informações pelos usuários, o grupo Alphabet – holding controladora do Google – é um destaque entre as empresas de tecnologia e software.

O que faz

A tecnologia do Google é o carro chefe da empresa, sendo seu motor de busca inicial configurado pelos fundadores da empresa, Larry Page e Sergey Brin. Seu valor surge do atendimento às demandas dos usuários e a monetização das diferentes frentes de publicidade do site – display, página de busca, vídeos, shopping e YouTube.

Além do desenvolvimento de buscadores, o Google também investe em redes sociais – apesar de não ser o forte da empresa – e em serviços de processamento em nuvem, como o Google Cloud, além de serviços de software empresarial.

Onde investir

Fazendo parte dos mesmos índices da Apple e Microsoft, a Google já ocupou algumas vezes a posição de empresa mais valiosa do mundo, sendo hoje apenas uma das maiores empresas do globo. Na Nasdaq, bolsa tech onde é negociada, o grupo atende pelo ticker GOOGL, enquanto na B3 o BDR correspondente é o GOGL34.

4. Amazon (AMZN)

Responsável por tornar Jeff Bezos, seu fundador, no homem mais rico do mundo por alguns anos consecutivos, a Amazon é uma gigante do e-commerce e varejo digital americano. Além de ter se sobressaído no meio estadunidense de entrega e marketplaces, também se desenvolveu na linha de entretenimento, serviços de computação em nuvem e pesquisa qualificada.

O que faz

A Amazon tem como principal linha de atividade o desenvolvimento do site Marketplace. Através dele, diversas pessoas podem realizar compras e vendas, ficando a plataforma com uma parte do valor do produto. O segmento de varejo digital, ou e-commerce, em plataformas de marketplace abrange ainda todos os serviços que a empresa é capaz de oferecer aos vendedores por meio da plataforma, como destaque para seus produtos, linhas de crédito ou soluções integradoras de ERP.

Além disso, com a Amazon Prime – e suas seções Prime Vídeo e Kindle Reader – a Amazon ganha uma linha de receita fixa na forma de assinantes, garantindo um fluxo de caixa constante para a empresa.

A Amazon Web Service – ou AWS – é o braço de computação em nuvem, e junto com o Amazon Mechanical Turk, compõem a linha de inteligência de negócios da companhia. Além dos serviços de aluguel de processamento e armazenamento, o MTurk também fornece linhas de pesquisa quanti e qualitativas para preenchimento, dando os dados que serão tratados pela AWS. A solução completa eleva o faturamento para um dos maiores entre as empresas do mundo.

Onde investir

Assim como as demais empresas, a Amazon está presente em diversos índices e deu preferência para a Nasdaq na hora de realizar seu IPO – lá, a ação é negociada com o ticker AMZN, enquanto na B3 a BDR corresponde ao ticker AMZO34.

5. Tesla (TSLA)

A companhia de Elon Musk é um dos destaques entre as maiores empresas do mundo por se inserir em um setor industrial de grande maturidade – a produção de automóveis – enquanto flerta com o mundo tech, desenvolvendo carros elétricos e sistemas de navegação automatizados. Uma gigante dos negócios e reconhecida como inovadora ao redor do mundo, a Tesla é uma empresa do setor automobilístico que investe em grande quantidade na pesquisa e desenvolvimento.

Seu crescimento exponencial nos últimos anos e o caráter excêntrico e midiático do CEO tornaram a Tesla uma empresa altamente comentada entre as maiores empresas do mundo. Junto com as demais companhias de Musk, somam um ecossistema de produção de tecnologias renováveis para aplicações no dia a dia.

O que faz

O principal produto da Tesla são seus carros elétricos, destaques mundiais em qualidade nesse perfil de veículo. Aliando design e tecnologia, a Tesla ganha terreno ao se posicionar como uma empresa de um setor tipicamente poluente – o automobilístico – preocupado com o E de ESG.

Além disso a companhia possui uma divisão de seguros para seus carros elétricos, um braço que gera capital de giro, enquanto também trabalha com a pesquisa e desenvolvimento de painéis solares e baterias otimizadas para os veículos do grupo.

Onde investir

Presente em menos índices do que as demais e consideravelmente mais volátil, a Tesla também é negociada tanto na B3 quanto na Nasdaq. Em ambas o ticker é o TSLA, sendo o TSLA34 o utilizado no mercado brasileiro de BDRs.

6. Berkshire Hathaway (BRK.B)

A gigantesca holding de Warren Buffett é um dos mais famosos cases de sucesso de gestão empresarial dos Estados Unidos. Fundada e administrada pelo amigo da família Gates e com participação em algumas das maiores empresas do mundo – possuiu, por um longo período, ações da Apple e do Nubank – a Berkshire Hathaway existe como uma empresa administradora de empresas.

Seu desempenho é tão expressivo que ela é tratada como uma “previdência privada” administrada pelo próprio Buffett por investidores iniciantes. Resiliente, lucrativa e diversificada, a Berkshire Hathaway é uma das maiores empresas do mundo que não está envolvida diretamente na expertise técnica de nenhuma área.

O que faz

Enquanto uma holding, a Berkshire Hathaway é responsável pela compra, venda e retenção de ações de empresas de grande valor. O lucro de suas atividades deriva de operações de compra e venda dessas mesmas empresas. A estratégia de Warren Buffett, comprar barato e vender caro, garantiu lucros na ordem de 1.286% entre a emissão das ações B, em 1996, e 2022.

A BH investe em setores perenes e bons cases de sucesso no mundo de tecnologia. As cinco principais empresas que compõem a carteira de investimentos do grupo são:

  • BRK – seguradora;
  • BNSF – empresa de transportes;
  • Apple – outra das maiores empresas do mundo;
  • BHE – holding de energia elétrica.

Onde investir

A Berkshire configura uma empresa do setor financeiro, e por isso acaba ficando de fora de índices como o DJIA, apesar de se destacar entre outros grupos de grandes empresas mundiais. Seu ticker na B3 é o BERK34, enquanto na NYSE (primeira do grupo de maiores empresas do mundo que não é listada na Nasdaq) o ticker é o BRK.B.

7. Johnsonn & Johnsonn (JNJ)

A Johnsonn & Johnsonn, querida dos brasileiros pelas propagandas em TV, é uma das maiores empresas do mercado internacional de saúde, tendo renovado sua reputação com o desenvolvimento das vacinas de dose única durante a pandemia de Covid-19.

A companhia tem mais de 130 anos de idade, sendo fundada em 1886 pelos irmãos Johnson. Com alcance global e contratos do tipo B2B, B2C e B2A, a Johnsonn & Johnsonn sofreu sérias quedas no preço de suas ações desde que as doses de vacina começaram a se disseminar pelo globo e a crise do coronavírus foi contida.

O que faz

Dentro do segmento de saúde, a Johnsonn & Johnsonn se especializa em três grandes áreas de produção: farmacêutica, medicina não invasiva e MedTech (tecnologia de saúde).

Entre as produções farmacêuticas, produz insumos para a fabricação de remédios anti-inflamatórios, antipsicóticos, remédios para o tratamento de cânceres e outras síndromes congênitas. Os insumos são negociados internacionalmente.

Na mesma linha a área de medicina não invasiva compreende todos os produtos para o consumidor final que dispensam receita – como antialérgicos, curativos, produtos para higiene e skin care. Os produtos também são vendidos internacionalmente e possuem público fiel.

Por fim, a área de MedTech envolve o desenvolvimento de novas tecnologias de diagnóstico, exames, ferramentas intervencionistas e softwares de gestão e saúde para redes hospitalares e governos.

Onde investir

A JnJ é uma ação negociada tanto no mercado internacional, na NYSE, sob o ticker JNJ, quanto no mercado nacional através do BDR JNJB34. Parte do DJIA, índice seleto com as 30 maiores empresas do mundo, as ações da JnJ figuram em quase todo ETF internacional com foco no setor de healthcare.

8. Taiwan Semiconductor (TSM)

Única de fora dos Estados Unidos e negociada na bolsa de valores de Taiwan, uma das bolsas mundiais, a Taiwan Semiconductor (TSM) é uma empresa fabricante de microchips e nanotecnologia que atende a cadeia global de suprimentos de tecnologia. Com um leque de aplicações, a companhia sagrou-se na lista das top 10 empresas mundiais recentemente.

Com quarenta anos de idade, a companhia ainda é liderada pelo seu CEO e fundador, Arthur Wang. Tendo como clientes quase todas as grandes empresas de tecnologia citadas acima, é de um setor que é tão perene quanto a necessidade de tecnologia, apesar da alta obsolescência de seus produtos.

O que faz

A produção da TSM envolve, sobretudo, transistores e resistores, mas também envolvendo a produção de chips de última geração utilizados em tecnologia de ponta. Logo, possuem entre seus clientes da Tesla à Apple, da Taurus à Embraer.

Pega no meio do fogo cruzado dos lockdowns chineses, a TSM foi a principal peça da crise dos chips de 2021 e 2022. A ameaça de ausência dos mecanismos provocou pânico no mercado e levou a uma supervalorização das ações do setor, que se viram indispensáveis para diversos setores econômicos.

Onde investir

Uma vez que é negociada originalmente na Taiwan Exchange sob o ticker TSM, mesmo de sua ADR na Nasdaq, enquanto no Brasil é negociada na B3 sob o ticker TSMC34.

9. Meta Platforms (META)

A Meta, novo nome do grupo anteriormente conhecido por Facebook, é a maior empresa de redes sociais do mundo. Com mais de 3 bilhões de usuários em suas redes Instagram, Facebook e WhatsApp, o Meta é uma gigante do mercado e já consagrou seu CEO e fundador, Marck Zuckerberg, como o homem mais rico do mundo.

Enquanto uma das maiores empresas do mundo, a Meta apresentou sérias quedas nos últimos anos com a chegada de novos concorrentes, como o TikTok, e novos escândalos envolvendo vazamento de dados e políticas de segurança envolvendo as leis internacionais de proteção de dados. Nesse ínterim a plataforma passou por um rebranding apostando no Metaverso, envolvendo no desenvolvimento de tecnologias de imersão digital, criptoativos, economia descentralizada e web3.

O que faz

A Meta possui como principais veias de receita as campanhas publicitárias realizadas nas suas redes sociais, que tem como alvo a audiência das plataformas. A segmentação, que envolve dados anonimizados, é semelhante, porém mais aprofundada do que aquela entregue pelo Google, por exemplo – sendo ambas de financiamento semelhante e tendo desenvolvido APIs para estratégias integradas de marketing digital.

A companhia ainda estuda novas frentes, investindo continuamente em pesquisa e desenvolvimento. Apenas no primeiro semestre de 2022, a companhia investiu U$ 8,6 bilhões no ramo.

Onde investir

A Meta, pelo tempo de existência e renome no mercado, é negociada hoje nas principais bolsas mundiais, também preferindo a Nasdaq – bolsa tech americana, sob o ticker META – e no brasil com o ticker M1TA34.

10. UnitedHealth Group (UNH)

A UnitedHealth Group é uma seguradora de saúde e empresa de bem-estar americana com foco em planos de saúde. Com ampla capilaridade no mercado internacional, a empresa fundada em 1977 fornece planos para empresas, governos e pessoas físicas, atuando nos mercados B2B, B2C e B2A.

A empresa também atua como uma holding em todas as frentes internacionais, detendo empresas nesse segmento em diferentes contextos – uma das suas subsidiárias brasileiras é a Amil e a rede médico-hospitalar Americas.

O que faz

Além dos planos de saúde para empresas, governos e pessoas físicas, a UNH também fornece planos de aposentadoria e “casas de retiro”, mercado em franca expansão conforme a idade média da população global aumenta.

A divisão OptumInsights desenvolve serviços de inteligência para hospitais e agentes de saúde, integrando sistemas, informatizando processos e fornecendo soluções MedTech para eles.

Na ponta de intermediação de serviços, a UNH também se desenvolveu com métodos e ferramentas de pagamento para a área de saúde, financiamento, linhas de crédito e contratação de varejo, redes de clínicas e hospitais.

Onde investir

Com ações nas principais bolsas mundiais e presente em todos os índices que avaliam as maiores empresas de saúde dos EUA e do mundo – a empresa foi a 8ª da Global Fortune 500 em 2021 – é negociada nos EUA (NYSE) sob o ticker UNH, enquanto na B3 o ticker responsável é o UNHH34.

Assine nossa newsletter semanal e receba notícias e dicas de investimentos globais toda semana