O investimento em valor, talvez mais do que qualquer outro tipo de investimento, está mais preocupado com os fundamentos do negócio de uma empresa do que o preço das ações ou fatores de mercado que afetam seu preço. Assim, segundo Graham, era possível encontrar as melhores ações para investir. Um dos primeiros proponentes dessa estratégia de investimento em valor baseada em fundamentos foi Benjamin Graham na década de 1920.
Os detalhes dessa estratégia de valor são explicados claramente em seu livro, “The Intelligent Investor”, publicado há 71 anos. O objetivo da estratégia de Graham é identificar ações não avaliadas e mostrar como encontrar ações subvalorizadas que atendam a certos critérios de qualidade e quantidade … ações que estão prontas para uma valorização de preço estelar.
Como Encontrar Ações Subvalorizadas
Um número crescente de ações subvalorizadas está disponível para o investidor conservador e estável abocanhar e manter para obter ganhos de longo prazo. É um momento empolgante para ser um investidor de valor a longo prazo!
Critério de valor nº 1: Classificação de qualidade
Procure uma classificação de qualidade que seja melhor que a média. Benjamin Graham recomendou o uso do sistema de classificação da Standard & Poor’s e exigiu que as empresas tivessem uma classificação de ganhos e dividendos da S&P B ou melhor.
Leia também: 10 das principais ações internacionais para investir em 2022
Critério de valor nº 2: Relação entre dívida e total atual de ativos
Benjamin Graham aconselhou a compra de empresas com índices de dívida total / ativo circulante inferiores a 1,10. No investimento em valor, é sempre importante investir em empresas com baixo endividamento. As relações entre dívida total e ativo circulante podem ser encontradas nos dados fornecidos pela Standard & Poor’s, Value Line e muitos outros serviços.
Critério de valor nº 3: Relação atual ativo X passivo
Verifique o Current Ratio (ativo circulante dividido pelo passivo circulante) para encontrar empresas com índices acima de 1,50. Esta é uma proporção comum fornecida por muitos serviços de investimento.
Critério de valor nº 4: lucro positivo vezes o crescimento da ação
Este critério é simples: encontre empresas com lucro positivo por crescimento de ação durante os últimos cinco anos, sem déficits de lucro. Os ganhos precisam ser maiores no ano mais recente do que há cinco anos. Evitar empresas com déficits de lucros nos últimos cinco anos ajudará você a se manter afastado de empresas de alto risco.
Critério de valor nº 5: relação preço / lucro por ação (P / L)
Invista em empresas com relações de preço / lucro por ação (P / L) de 9,0 ou menos. Procure por empresas que estão negociando a preços de pechincha. Encontrar empresas com baixo P / L geralmente elimina empresas de alto crescimento, que devem ser avaliadas usando técnicas de investimento específicas em crescimento.
Critério de valor nº 6: Preço contábil (P / BV)
Encontre empresas com índices de preço para valor contábil (P / BV) inferiores a 1,20. As relações P / L, mencionadas na regra 5, às vezes podem ser enganosas. Os índices P / BV são calculados dividindo o preço atual pelo valor contábil mais recente por ação de uma empresa. O valor contábil fornece uma boa indicação do valor subjacente de uma empresa. Faz sentido investir em ações negociadas perto ou abaixo de seu valor contábil.
Critério de valor nº 7: Dividendos
Invista em empresas que atualmente pagam bons dividendos. Investir em empresas subvalorizadas requer esperar que outros investidores descubram as oportunidades que você já encontrou. Às vezes, seu período de espera será longo e tedioso, mas se a empresa pagar um dividendo decente, você pode sentar e coletar dividendos enquanto espera pacientemente que suas ações passem de subvalorizadas para sobrevalorizadas.
Leia também: Maiores investidores dos Estados Unidos
Um último pensamento. Gostamos de descobrir por que uma ação está sendo vendida a preços muito baixos. A empresa está competindo em um setor que está derretendo? A empresa está sofrendo um revés causado por um problema imprevisto? A questão mais importante, porém, é se o problema da empresa é de curto ou longo prazo e se a administração está ciente do problema e tomando medidas para corrigi-lo. Você pode colocar sua visão de negócios para trabalhar para determinar se a gestão tem um plano adequado para resolver os problemas atuais da empresa.
Aqui na Twelve, seguimos estes sete princípios de investimento de Benjamin Graham que são amplamente difundidos na gestão de recursos mundial. Muitos outros conceitos e técnicas de investimentos também são utilizados. O acesso à informação, a disciplina, o nosso conhecimento e organização são pilares do sucesso.